Editor VBA (destaque: propriedade plan Visible)

Oi Pessoal!

Neste post vou mostrar a “cara” do Editor VBA!

Ao entrar no editor, que pode ser acessado clicando Alt+F11 no teclado, visualizamos as janelas do VBA, conforme figura abaixo.

 

 

No lado esquerdo da tela temos duas janelas:

 

Projeto – VBA Project: nessa janela são exibidos os vários elementos que fazem parte da pasta de trabalho atual. Aqui aparecem as planilhas e módulos da pasta de trabalho (arquivo.xls) carregada no Excel. Uma Macro pode ser criada em uma determinada planilha ou em Módulos. Estes últimos são utilizados para criar Funções e Procedimentos que podem ser chamados em todas as planilhas da pasta de trabalho atual.

Janela Propriedades: A janela abaixo da janela Project exibe as propriedades do elemento selecionado na janela Project. Por exemplo: ao selecionar Plan1 na janela Project, serão exibidas as propriedades desta planilha na janela logo abaixo, janela Propriedades, conforme figura a seguir.

Uma das propriedades das planilhas do Excel que vale a pena destacar aqui, é a propriedade Visible (abaixo em azul).

Esta propriedade possui três valores:

-1 – xlSheetVisible

0 – xlSheetHidden

2 – xlSheetVeryHidden

Os dois primeiros, -1 e 0, podemos acessar diretamente pelo Excel, correspondendo às opções Exibir e Ocultar planilhas. Já o terceiro (2 – xlSheetVeryHidden), só pode ser selecionado através do VBA e permite que ocultemos uma planilha sem que mesma seja visualizada pelo usuário de Excel como planilha Oculta! Ou seja, o usuário só percebe a existência da planilha entrando no VBA.

Por isso, acho que essa propriedade pode ajudar bastante o pessoal de Controladoria e Finanças, que trabalha com confidencialidade de informações, já que para acessar determinada planilha marcada com a propriedade 2, xlSheetVeryHidden, você precisaria acessar o editor do VBA, que, na minha opinião, possibilita maior segurança que os bloqueios do Excel.

Abs, Dr. E

P.S. Gostaria de pedir desculpas, mas infelizmente não estou conseguindo responder todos os e-mails com dúvidas que venho recebendo. Por isso, peço que não usem o espaço de comentários do post para enviar dúvidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s