PROCV – dicas_01

Oi Galera,

Resolvi escrever esse post para dar algumas dicas sobre a fórmula procv.

Vamos lá.

Dica 1 – No início, quando comecei a usar a procv, aconteceu de a fórmula não encontrar um registro qualquer, mesmo tendo certeza que, pelo menos visualmente, o respectivo registro encontrava-se no range da busca. Bom, mais tarde acabei descobrindo que temos que tomar muito cuidado com a formação das células onde estamos trabalhando. Principalmente quando falamos de campos numéricos, pois é vital que o registro procurado tenha a mesma formatação do range de referência da fórmula para que o excel identifique a equivalência entre os valores e mostre o resultado corretamente.

Dica 2 – a procv finaliza a busca assim que encontra a primeira ocorrência do registro procurado no range de referência. Então, quando quisermos obter como resultado a soma dos valores de um determinado registro que aparece repetidas vezes em um intervalo qualquuer de células, sugiro utilizar a fórmula somase (veja posts sobre esta fórmula aqui no blog).

Dica 3 – A procv sempre efetua a busca na primeira coluna do range selecionado, só sendo capaz de mostrar como resultado células à direita desta coluna, conforme coluna de referência informada na fórmula. Isso quer dizer que: no exemplo de fórmula =procv(A2; B:D;2;0) o excel buscará o valor da célula A2 no range B:D, trazendo como resultado o valor da coluna C (coluna 2 a contar da coluna B) relacionado ao valor de A2.

Bom, por enquanto esses são os pequenos detalhes que lembrei da fórmula procv que nos dão o maior trabalho quando surgem. Lembrando que mais algum ponto, prometo incluir um novo post de título PROCV – Dicas_02.

Abs, Dr. E

P.S. Gostaria de pedir desculpas, mas infelizmente não estou conseguindo responder todos os e-mails com dúvidas que venho recebendo. Por isso, peço que não usem o espaço de comentários do post para enviar dúvidas.

2 Respostas

  1. Muito bom o blog, Rodrigo.
    Uma dica legal para o uso de PROCV é o uso da função ARRUMAR() junto com a PROCV(). Às vezes um espaço em branco no começo ou no fim do valor de referência rende tempo desnecessário na procura por erros
    abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s